HISTÓRIA DE MÖLLER´S
Magia do Norte
O óleo de fígado de bacalhau tem uma longa história na medicina popular e tradicional no norte da Europa. Considerado uma iguaria na Escócia e na Noruega durante séculos, o fígado de bacalhau fresco era reverenciado para fins medicinais muito antes de Peter Möller inventar um método moderno para extrair o seu óleo benéfico para a saúde.
Peter Möller – o homem por trás do óleo dourado
A Möller’s foi fundada em 1854 pelo farmacêutico Peter Möller. A dedicação e crença de Peter Möller nos benefícios históricos para a saúde derivados do consumo de óleo de fígado de bacalhau, rico em ácidos gordos ómega-3, levaram mais tarde à descoberta de níveis naturais de vitamina A e D que aumentaram ainda mais a importância do produto. Desde a fundação da empresa Peter Möller, a história tem sido a de métodos de processamento aprimorados para otimizar a qualidade, a pureza e o sabor dos produtos Möller. Hoje podemos agradecer a Peter Möller por levar o óleo saudável às pessoas de todo o mundo.
Linha do tempo
Timeline
230 ad
Os óleos de fígado de bacalhau são produzidos para consumo local e como mercadorias de troca e comércio no norte da Noruega.
1100
1789
As primeiras notas sobre o óleo de fígado de bacalhau usado para fins medicinais foram feitas em Manchester, quando o Dr. Darbey usou óleo de fígado de bacalhau como remédio para reumatismo.
1841
O médico britânico John Hughes Bennett publica Um Tratado sobre o Óleo de Fígado de Bacalhau como Agente Terapêutico.
1854
Um grande avanço tecnológico na produção de óleo de fígado de bacalhau ocorre quando o farmacêutico norueguês Peter Joachim Møller inventa um método de vapor para extrair o óleo.
1854
Möller estabelece três fábricas de óleo de fígado de bacalhau em Lofoten. No primeiro ano, produzem 20 toneladas de óleo de fígado de bacalhau. A Inglaterra é o primeiro grande mercado internacional para este petróleo.
1860's
O óleo de fígado de bacalhau medicinal cozido no vapor da Möller ganha diversos prêmios e recebe 29 medalhas em diversas feiras comerciais em cidades da América e da Inglaterra.
1869
Peter Möller morre. Existem agora 70 fabricantes de óleo de fígado de bacalhau que utilizam o seu método de vapor. Um total de 5 000 toneladas de óleo de fígado de bacalhau são produzidas anualmente nestas fábricas. O escritório de vendas da Möller em Londres administra uma operação de marketing global, levando a um grande aumento nas exportações nos próximos 50 anos.
1870
A empresa começa a vender seus produtos nos EUA.
1881
O filho de Peter Möller, Frantz Peckel Möller, assume a gestão da empresa Peter Möller. Ao combinar uma sólida formação científica com um sentido de grande oportunidade, ele garante que a Möller tenha uma posição elevada nos mercados mundiais.
1895
Em Londres é publicado o trabalho científico de Frantz Peckel Möller, intitulado “Óleo de fígado de bacalhau e química”. A obra, em inglês, tem 600 páginas.
1903
Os sucessores de Möller vendem a empresa à família Møystad. No dia 26 de Março é criada a empresa Peter Möller A/S.
1925
1930
1938
1940
1945
No período pós-guerra, o óleo medicinal de fígado de bacalhau mantém o seu elevado estatuto como suplemento importante, essencial durante a “reconstrução” da Noruega. O óleo de fígado de bacalhau torna-se um “produto de emergência” nas áreas mais danificadas durante a guerra. Na Noruega, o óleo de fígado de bacalhau ainda é usado numa campanha para fornecer refeições a crianças em idade escolar.
1990
2004
2020
Parte essencial da dieta regular do Norueguês há 170 anos
O óleo de fígado de bacalhau da Möller’s tem sido uma parte essencial das rotinas de saúde da Noruega desde 1854. Durante 1929-1963, o óleo de fígado de bacalhau de Möller’s foi incluído no projeto escolar do governo “O café da manhã de Oslo” para garantir que todos os alunos tivessem um início de dia saudável e nutritivo.
Bacalhau 100% selvagem do Nordeste Ártico
O óleo de fígado de bacalhau da Möller’s é feito de bacalhau do Nordeste do Ártico. Proveniente das águas de Lofoten e Vesterålen. Todos os anos, o bacalhau do Nordeste do Ártico, conhecido localmente como “Skrei”, passa por uma viagem surpreendente através dos mares de Barents para chegar aos seus locais de desova na costa norueguesa. Quando chegam ao arquipélago norueguês, é o bacalhau mais apto, mais forte e mais magro do mundo – o que lhe confere uma qualidade única. A época de desova do bacalhau vai de Janeiro a Abril. Esta é a única altura do ano em que se pode pescar bacalhau acabado de pescar.
Lofoten – um lugar especial ao longo da história
Máxima qualidade e frescura
O bacalhau utilizado nos produtos da Möller’s é capturado em embarcações de pesca tradicionais. As primeiras etapas do processamento do fígado começam até 24 horas após a captura para garantir a mais alta qualidade e frescura.